Consulte Algumas Respostas a Questões Frequentes
(as respostas estão organizadas por 3 temas com páginas distintas)
Não tenho recursos nem conhecimentos ou experiência de gestão. Como é que posso ser um(a) empreendedor(a) bem-sucedido(a)?
Com o apoio de uma PDL pode criar uma iniciativa empreendedora bem-sucedida baseada no que SABE FAZER BEM, uma vez que se vai concentrar nas atividades em que se sente à vontade e a PDL vai assegurar as restantes fases da cadeia de valor que forem necessárias para ser bem-sucedido(a). Também está contemplada formação para criar ou melhorar as suas competências.
Ver – Que tipos de iniciativas empreendedoras é que são apoiadas?
Que tipos de iniciativas empreendedoras é que são apoiadas?
O E.AEBB apoia a criação de novas empresas, cooperativas, produções locais, oficinas de artesanato, ateliers, associações e o estabelecimento de designers, artistas, profissionais independentes, a criação de autoemprego e atividades que representem um complemento de rendimentos, tanto de uma forma isolada (sozinho(a)) como acompanhado(a) com parceiros(as)/sócios(as) e/ou colaboradores(as) assalariados(as).
Tenho que saber que produtos e/ou serviços é que irei disponibilizar e onde os pretendo vender para poder recorrer ao E.AEBB?
Não.
O E.AEBB ajuda-o(a) a conceber e definir ofertas competitivas bem como os canais de distribuição e mercados adequados para as vender.
Tenho que saber exatamente como produzir os produtos em que estou a pensar (equipamentos, ferramentas, técnicas, materiais, etc.) para poder ser apoiado pelo E.AEBB?
Não.
O E.AEBB ajuda-o(a) a definir e selecionar as soluções logísticas e produtivas mais adequadas para produzir ofertas competitivas, para além de disponibilizar infraestruturas logísticas e produtivas atualizadas que podem satisfazer as suas necessidades diminuindo o investimento próprio.
Em que locais é que posso desenvolver uma nova iniciativa empreendedora para ser apoiado(a) pelo E.AEBB?
Em todo o território da Beira Baixa.
No entanto, se pretende ser alojado(a) numa incubadora as mesmas podem ser consultadas neste site.
(no Menu principal escolher em E.AEBB a opção Ecossistema)
Se pretende utilizar infraestruturas logísticas, produtivas, comerciais ou de serviços de valor acrescentado, as mesmas, por enquanto, só se encontram disponíveis nas PDL de Castelo Branco e de Oleiros, que podem ser consultadas neste site.
(no Menu principal escolher em PDL a opção PDL | Castelo Branco ou PDL | Oleiros)
Como é que o E.AEBB consegue ajudar-me em tantas situações?
Com base em dois eixos complementares:
- Estratégia comum que une os esforços de todas as entidades que se dedicam ao desenvolvimento económico e do empreendedorismo na Beira Baixa, alavancando as infraestruturas e recursos disponíveis e aproveitando complementaridades e sinergias;
(no Menu principal escolher E.AEBB e sub-opções) - Implementação do modelo estratégico de desenvolvimento territorial integrado denominado de Plataformas de Desenvolvimento Local (PDL).
(no Menu principal escolher PDL e sub-opções)
Como é que o projeto E.AEBB funciona?
O projeto E.AEBB a decorrer durante o ano de 2017 desenrola-se de acordo com as fases seguintes:
- Sessão de apresentação (AEBB – 06.02.2017)
- Durante 4 rondas: Fev-Mai | Jun-Ago | Set-Dez (2017) | Abr-Jun (2018)
Ações de sensibilização, informação, demonstração e estímulo do espírito empreendedor nos 11 concelhos do distrito
Reuniões de follow-up uma semana depois para esclarecimento de dúvidas
Fase de pré-incubação:
– 4 workshops temáticos sobre a criação de negócios
– Consultorias específicas e personalizadas de apoio à conceção e planificação do negócio
Fase de arranque das novas iniciativas empreendedoras (start-ups):
– Criação dos novos negócios
– Instalação em incubadoras ou noutras instalações
- Acompanhamento dos novos negócios ao longo do tempo
- Durante 3 rondas:
– Ações de divulgação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos nos 11 concelhos do distrito - Sessão de encerramento (junho 2018)
(no Menu principal escolher em Apoios a opção Apoios 2017-2018)
O que é criado de novo em prol do empreendedorismo com este projeto?
Uma estratégia distrital conjunta entre as diversas entidades e estruturas apostadas no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local e regional.
Duas PDL em Castelo Branco e em Oleiros representando uma nova perspetiva de desenvolvimento do empreendedorismo e do território.
Criação de uma marca premium coletiva contemplando várias classes de ofertas.
Levantamento e registo de conhecimentos tácitos nos 11 concelhos do distrito.
Realização de vários estudos e diagnósticos em prol do desenvolvimento do território e das novas iniciativas empreendedoras que forem criadas.
Como é que posso entrar no projeto E.AEBB para criar uma nova iniciativa empreendedora?
Inscreva-se através do formulário disponibilizado neste site ou dirija-se ao parceiro do E.AEBB mais próximo de si.
Esperamos por si para criamos, em conjunto, uma solução de acordo com os seus desejos e necessidades.
O que é que se pretende com o modelo PDL - Plataformas de Desenvolvimento Local?
Trata-se de um modelo estratégico de desenvolvimento integrado de territórios tão diversos como bairros, povoações, freguesias, concelhos ou regiões, que contempla várias medidas concebidas para ajudar a ultrapassar diversos constrangimentos e limitações presentes na atual realidade económica, social e cultural (em sentido lato), de forma a promover uma elevada qualidade de vida a quem nele reside, investe ou visita.
(no Menu principal escolher PDL)
Em que é que consiste o modelo PDL ?
O modelo PDL contempla diversas medidas integradas, de forma a ultrapassar diversos constrangimentos e limitações presentes na atualidade, em prol da competitividade e sustentabilidade dos agentes económicos, sociais e culturais (em sentido lato) e, consequentemente, do território ou sector de atividade em questão.
(no Menu principal escolher PDL)
Estão previstas mais PDL nos restantes concelhos da Beira Baixa?
Faz parte da estratégia do E.AEBB criar mais PDL.
Não apenas nos restantes concelhos do distrito mas, inclusive, em freguesias e povoações sem ser apenas nas sedes de concelho.
Consoante o interesse manifestado por atores locais como: Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações de desenvolvimento local e regional, Associações empresariais, ACE (Agrupamentos Complementares de Empresas), Misericórdias, outras IPSS, Fundações, Escolas, Coletividades, Comunidades ou Grupos de pessoas, assim se desenvolverão projetos e candidaturas aos programas de apoio que estiverem disponíveis para criar novas PDL, de forma a apoiar novas iniciativas empreendedoras, os agentes que já se encontram no terreno e o desenvolvimento territorial ou sectorial de uma forma integrada, sustentável e competitiva, tirando o máximo partido, que for possível, dos recursos endógenos da região e de novas ideias e projetos.
Como posso promover uma nova PDL?
Contacte a AEBB, temos todo o interesse em ajudá-lo(a).